terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Cardápio de Ano Novo

Um dos principais objetivos da gastronomia é unir de maneira harmoniosa diferentes sabores e odores, provocando uma sensação de plena satisfação por todos os sentidos: olfato, paladar, visão e tato.
Além de ter um ótimo sabor, o gastrônomo busca por um prato que tenha um aroma apetitoso, uma forma harmoniosa e com bom aspecto visual, exigindo exímia sensibilidade na hora de “empratar” os alimentos. 

Para fechar o ano com chave de ouro, contamos com algumas das receitas da talentosa Rita Lobo para ARRASAR!!! 






GRAVLAX DE SALMÃO COM TORRADAS

Este salmão vai surpreender você! De origem nórdica, o gravlax é muito saboroso, ideal para ser degustado com torradinhas.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Mais de 2 horas
Serve: 8 porções

PARA O SALMÃO

Ingredientes

1/2 salmão com a pele
1/3 xícara (chá) de sal 
1 xícara (chá) de açúcar 
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 
1 colher (sopa) de pimenta branca quebrada
20 g / 1 maço grande de endro fresco picado
suco de 1/2 limão 
1 colher (sopa) de azeite 
1 colher (sopa) de conhaque 

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture o sal, o açúcar, o açúcar mascavo, a pimenta quebrada e metade do endro picado. Reserve. Esta mistura servirá para curar o salmão.

2. Em outra tigelinha, acrescente o suco de limão, o azeite e o conhaque.

3. Numa superfície de trabalho, coloque um pedaço de filme com o dobro do tamanho do salmão. Disponha o peixe com a pele voltada para baixo e pincele com o tempero de limão.

4. Salpique com o endro, cubra com a mistura para curar e aperte bem com as mãos para grudar o tempero. Com o filme, embrulhe o salmão, tomando cuidado para não espalhar a cura. Vire o peixe com a pele voltada para cima e, com uma faquinha afiada, faça vários furinhos no filme, atravessando a pele do peixe. Este processo servirá para drenar o líquido que o salmão irá soltar.

5. Forre uma assadeira grande com papel-toalha. Disponha o salmão com a pele voltada para baixo. Coloque um peso sobre o peixe para prensá-lo. Você pode usar um saco de 5 kg de arroz ou um tijolo embrulhado em papel-alumínio.

6. Leve à geladeira. A cada 6 horas, troque o papel-toalha e verifique se o líquido está sendo escoado pelos furinhos do filme. Deixe marinar por 48 horas.

7. Após o período da marinada, desembrulhe o salmão e retire o excesso do tempero, raspando com as costas de uma faca. Se quiser, deixe um pouco do endro.

8. Com uma faca afiada, corte o salmão em tiras bem finas, descartando a pele. Sirva a seguir com o molho.

PARA O MOLHO

Ingredientes

2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon 
1 colher (sopa) de mel 
suco de 1 limão 
1 colher (chá) de endro picado

Modo de Preparo

Numa tigelinha, misture todos os ingredientes e bata com um garfo até ficar cremoso.


SALADA DE LENTILHA

Lentilha é o ingrediente da sorte. Mas é preciso ter fé... E você sabe, andar com fé não costuma falhar! Não deixe de experimentar esta saborosa receita.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 6 pessoas

PARA O MOLHO

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo de canola 
1/4 de xícara (chá) de vinagre de vinho branco 
2 colheres (chá) de açúcar 
1/2 colher (sopa) sal 
1/2 colher (chá) de cominho 

Modo de Preparo

Numa tigela, misture bem todos os ingredientes. Reserve.

PARA A SALADA

Ingredientes

200 g de lentilha 
2/3 de xícara (chá) de amêndoas 
3 colheres (sopa) de hortelã picada

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque as lentilhas e cubra com bastante água. Leve ao fogo médio por 15 minutos ou até que os grãos estejam al dente, ou seja, cozidos, mas ainda durinhos. Quando estiverem no ponto, escorra a água e transfira as lentilhas para uma tigela.

2. Com as lentilhas ainda quentes, regue com o molho preparado. Assim que esfriar, leve à geladeira. 

3. Numa panela com água fervendo, coloque as amêndoas e deixe aferventar por 3 minutos. Enquanto isso, prepare uma tigela com água e gelo. Escorra as amêndoas e mergulhe-as na tigela. O choque térmico faz com que a pele das amêndoas se solte facilmente. Deixe esfriar por 2 minutos e retire a pele, uma a uma. Numa tábua, corte as amêndoas em metades. Se quiser, toste as amêndoas numa frigideira sobre fogo médio, chacoalhando até que estejam douradas e perfumadas. Transfira para um prato imediatamente, caso contrário irão queimar.

4. Na hora de servir, misture bem as amêndoase a hortelão na salada. Sirva fria ou à temperatura ambiente.


BATATA ROSTI PARA A FAMÍLIA

E se a gente preparasse uma clássica batata rosti em versão tamanho família? E se a gente recheasse com queijo meia-cura? Pronto: a ideia toma forma aqui!

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 8 pessoas




Ingredientes



6 batatas médias
2/3 de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 


Modo de Preparo

1. Lave, descasque e passe as batatas na parte grossa do ralador.

2. Sobre uma tigela, abra um pano de prato limpo e coloque as batatas raladas no centro. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para extrair toda a água das batatas - isso evita que elas grudem na frigideira na hora de fazer a rosti.

3. Despreze toda a água. Abra o pano e tempere as batatas com sal e pimenta-do-reino a gosto.

4. Leve ao fogo baixo uma frigideira grande com cerca de 30 cm de diâmetro. Quando aquecer, adicione 1 1/2 colher (sopa) de azeite. Gire a frigideira para untar todo o fundo e laterais com o azeite.

5. Mantenha a frigideira em fogo baixo e distribua metade das batatas raladas até cobrir o fundo da frigideira. Pressione com uma espátula para formar uma camada uniforme.

6. Polvilhe a superfície com o queijo ralado - deixe cerca de 2 cm de toda a borda livre para evitar que o recheio vase e a rosti grude nas laterais. Cubra com o restante das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e selar as laterais. Regue a lateral da frigideira com o restante do azeite para garantir que a rosti solte na hora de virar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 12 minutos para dourar a base.

7. Para dourar o outro lado: retire a frigideira do fogo e, com a espátula, solte as laterais e o fundo da batata rosti. Deslize toda a rosti sobre um prato grande, cubra com a frigideira e vire de uma só vez. Volte a frigideira ao fogo baixo, deixe cozinhar por mais 12 minutos e desligue e fogo.

8. Sirva a seguir, diretamente da frigideira. Se preferir, solte as laterais da batata com a espátula e vire sobre um prato para servir.

ESPUMANTE COM SEMENTES     DE ROMÃ

Esta nem precisa de receita... Nem de argumentos. Receba o novo ano com um drinque-simpatia!

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 5 pessoas

Ingredientes

1 garrafa de espumante (750 ml)
1 romã 

Modo de Preparo

1. Leve o espumante para a geladeira e deixe por pelo menos 30 minutos, até gelar. Se quiser, gele também as taças para champanhe.

2. Corte a romã ao meio no sentido da largura. Sobre uma tigela, aperte cada metade delicadamente e bata com as costas de uma colher na casca para extrair as sementes e o caldo. Cubra com filme e deixe na geladeira até a hora de servir.

3. Na hora de servir, distribua as sementes de romã (com o caldo) no fundo das taças. Incline levemente cada taça e preencha com espumante - esta posição inclinada evita que a bebida espume em excesso. Brinde a seguir.











Um comentário: